![]() |
|
Picape
esportiva nasceu de uma F1000 e de uma ideia ousada
|
Essa
turma é da cidade de Mamanguape, na Zona da Mata paraibana. Os participantes do
projeto tinham em comum o gosto pelas quatro rodas, então se reuniram e
decidiram montar o veículo. O idealizador é Virgílio Ribeiro. Foi ele que
provocou os demais a encararem o desafio. A história mesmo começou com a
confecção inicial do modelo em 2004, que somente ficaria pronto no fim de 2012.
É
de se observar que uma marca automobilística leva em média cinco anos na
construção de um carro e gasta muita grana para isso, mas eles conseguiram em
pouco mais de sete anos realizar a proposta bem ousada e gastando bem menos. O
custo real eles não têm dimensão já que saíram rateando tudo entre os
componentes da equipe e comprando produto por produto de pouco em pouco, mas o
orçamento passa facilmente dos R$ 500 mil.
“Este automóvel foi feito com
recursos limitados, com apenas uma pessoa confeccionando as peças, outra
guiando todo o projeto e dois consultores”, destacou Virgílio. Além dele, os outros
integrantes são o engenheiro e construtor do carro Paulo Barbosa, o co-designer
e responsável pelo marketing Darwin Ribeiro, e o co-designer Lamark Ribeiro.
Os
caras pegaram uma picape Ford F1000 XK Deserter e começaram por aí toda a
história. Do carro, ficaram somente o chassi e as fotos para fazer o antes e
depois: tudo foi inteiramente arrancado. Também foi herdado do carro antigo o
nome. XK, que faz parte do novo nome, é uma referência do carro da Ford.
“No
meio do trabalho pensávamos o tempo inteiro se valeria a pena. Teve um momento
no qual olhamos para o que estava feito e pensamos que não teria mais volta. O
antigo carro antes da transformação era um bom carro, bem conservado, e
vê-lo sendo cortado por inteiro dava um certo dó. O projeto não tinha cara
formada. Começou e recomeçou inúmeras vezes, mas agora depois do
sufoco, vemos que valeu todo o esforço e empenho”, explicou Darwin.
Até
a motorização, e claro não podia ser diferente, foi totalmente modificada. Foi
usado um motor da MWM, que depois de modificado ficou com 180 cavalos de
potência. A lataria é de chapa metálica e não de fibra de vidro, tudo feito em
tornearia e funilaria na própria cidade de Mamanguape sem luxo, apesar de o
resultado ser luxuoso. A proposta era fazer um carro esportivo e confortável,
por isso, as linhas foram totalmente refeitas, os vidros reduzidos e as portas
aumentadas para dar um ar de agressividade. As saídas laterais de ar e os
frisos do teto são de inox, material inusitado para o segmento dos esportivos.
O teto, aliás, teve mantidos os vincos paralelos da XK.
“O
intuito sempre foi fazer um carro agressivo que continuasse sendo picape, mas
com visual de carro esportivo”, esclareceu o engenheiro do projeto, Paulo. O
veículo ficou 30 centímetros maior que o carro original e entrou para a hall
dos de grande porte. A roda de 20 polegadas super esportiva parece pequena
neste gigante. Uma coisa interessante é a frente, que abre em conjunto como um
caminhão. O falso vinco entre o capô e o para-choque engana, faz parecer que os
itens são desintegrados.
Os
faróis dianteiros se assemelham aos do Palio e a grande da frente é robusta.
Dentro da máquina o conforto é garantido e bem diferente do carro original. A
ideia de console central foi mantida, mas ganhou os comandos de vidro elétrico
e um câmbio sequencial. Os bancos em couro, o volante de carro de corrida, o
painel moderno e os tapetes em ferro deixam o carrão ainda mais esportivo.
Nos
bancos traseiros cabem três pessoas com bastante folga e como a estrutura é alta
por causa do carro antigo, os passageiros ficam sentados com as pernas no
ângulo de 90°, pois a altura entre banco e piso é grande. Há saídas de
ar-condicionado para trás, tela de LCD de 12 polegadas no teto, encosto de
cabeça nos três bancos, cinto de três pontos para todos os passageiros e outros
acessórios.
Uma
página especial em uma rede social do projeto tem mais de três milhões de
acesso e muitos elogios aos paraibanos que mostraram que brasileiro também sabe
fazer carro, algo antes somente proposto por Gurgel nos anos 60. Tudo foi feito
no quintal de casa, da nossa casa Paraíba. O carro só tem uma unidade
fabricada, mas vamos torcer para que mais projetos loucos como este se tornem
realidade.
Página
no facebook: https://www.facebook.com/ProjetoXkMirage?fref=ts
Vídeo no youtube https://www.youtube.com/watch?v=xIMkm7uMYj4
Vídeo no youtube https://www.youtube.com/watch?v=xIMkm7uMYj4











parabéns pela a ousadia de vocês. ficou fantástico linda de mais cem palavras.
ResponderExcluir